terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BOM ANO NOVO

Meus amiguinhos,
Venho desejar-vos a todos o início de um excelente 2010.




Beijocas grandes, Cris.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Festa de Natal

Hoje dia 18 de Dezembro, realizou-se a nossa Festa de Natal....
E todos participaram com uma actividade....
Estão de PARABÉNS....

Primeiro preparar a chegada do Natal e muitos ensaios:




Depois a festa, aqui fica um pouco da nossa apresentação:



Mas as professoras também nos deliciaram com a peça de teatro "O Natal das Bruxas".



Festas Felizes para todos.
Feliz Natal !!!!!


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Minha Guitarra

Competência específica: Leitura.
Descritor de desempenho: Aumentar o léxico visual (palavras que se reconhecem rápida e globalmente), através da repetição frequente da leitura do texto.
Experiência da e aprendizagem: Semana da leitura (4.º dia): De acordo com o sorteio, o aluno lê o texto que no dia anterior a professora indicou como TPC, leitura que será gravada e disponibilizada no blogue da turma.

Minha Guitarra

Chuva de cordas brancas,

chuva de cordas frias.
E eu tenho uma guitarra
cigarra
de som molhado
que agarra
a alegria
para tocar.
E minhas mãos
para enxugar
teu rosto amado,
minha Mãe.


A minha janela

A minha janela
É um ser
completamente
quadrado
E a Lua
Para ela, um vestido
de brocado
E eu ponho-me
à janela
como um quadro
pintado.

Sofia2.mp3

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Balada do Pastorinho

Competência específica: Leitura.
Descritor de desempenho: Aumentar o léxico visual (palavras que se reconhecem rápida e globalmente), através da repetição frequente da leitura do texto.
Experiência da e aprendizagem: Semana da leitura (3.º dia): De acordo com o sorteio, o aluno lê o texto que no dia anterior a professora indicou como TPC, leitura que será gravada e disponibilizada no blogue da turma.


     Get this widget |     Track details  |         eSnips Social DNA   








terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A cor que se tem

Competência específica: Leitura.
Descritor de desempenho: Aumentar o léxico visual (palavras que se reconhecem rápida e globalmente), através da repetição frequente da leitura do texto.
Experiência da e aprendizagem: Semana da leitura (2.º dia): De acordo com o sorteio, o aluno lê o texto que no dia anterior a professora indicou como TPC, leitura que será gravada e disponibilizada no blogue da turma.


     Get this widget |     Track details  |         eSnips Social DNA   

A COR QUE SE TEM

Quando for crescida
Hei-de inventar
Um perfume de encantar.
Quem o cheirar
Há-de ficar
Com cor de pele
Que mais gostar.
Branco ou amarelo
Se preferir
Preto ou vermelho
É só decidir.
Para alegrar
Até estou a pensar
Outras cores acrescentar.
Cor-de-rosa
Verde ou lilás
São cores bonitas
E assim
Há-de chegar
O dia de acreditar
Que o valor
De alguém
Não se pode avaliar
Pela cor
Que tem
E então
Tudo estará bem

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Timidez

Competência específica: Leitura.
Descritor de desempenho: Aumentar o léxico visual (palavras que se reconhecem rápida e globalmente), através da repetição frequente da leitura do texto.
Experiência da e aprendizagem: Semana da leitura (1.º dia): De acordo com o sorteio, o aluno lê o texto que no dia anterior a professora indicou como TPC, leitura que será gravada e disponibilizada no blogue da turma.




O bicho-de-conta
faz de conta, faz
que é cabeça tonta.

Mas lá bem no fundo
não é mau rapaz.

Se a gente lhe toca,
logo se disfarça:
veste-se de bola.

Por mais que se faça
não se desenrola.

Lá dentro escondendo
patinhas e rosto
é todo um segredo:

se eu fosse menino
comigo brincava
sem medo, sem medo.

Maria Alberta Menéres, Conversas com Versos




quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Visita de Estudo


Hoje a nossa turma saiu para uma visita de estudo.
De manhã fomos visitar o Sea Life em Matosinhos (Porto). Vimos raias, tubarão lixa, tubarão de ponta preta, estrelas-do-mar, peixes palhaço, um peixe parecido com a Doris, peixe balão, etc. Andamos num túnel de joelhos, entramos no aquário por uma roda.
Assistimos à alimentação do tubarão lixa e do tubarão de ponta preta. Aprendemos que o tubarão lixa é muito preguiçoso e o de ponta preta se parar de nadar morre afogado. Ainda aprendemos que o peixe balão fica redondo quando tem medo de nós e se assusta.
Passamos por um café e nós lanchamos na esplanada, tinha vista para o mar.
Quando saímos do Sea Life estava a chover, por isso entramos no autocarro.
A seguir fomos ao MacDonald’s de Vila Nova de Famalicão almoçar. Comemos um Happy Meal.
De seguida fomos a um centro de reciclagem de resíduos sólidos, a Citrus. Vimos como se inicia a reciclagem de papel, cartão, plástico, metal e do vidro. Também vimos as máquinas levarem os electrodomésticos velhos. Aprendemos que é muito importante cuidar do nosso planeta (Mundo).
Por fim regressamos à escola.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Timidez

Competência específica: Escrita.
Descritor de desempenho: Escrever legivelmente, e em diferentes suportes, com correcção (orto)gráfica e gerindo correctamente o espaço da página, um pequeno texto ditado.
.
TIMIDEZ

O bicho-de-conta
faz de conta, faz
que é cabeça tonta.
Mas lá bem no fundo
não é mau rapaz.
Se a gente lhe toca,
logo se disfarça:
veste-se de bola.
Por mais que se faça
não se desenrola.
Lá dentro escondendo
patinhas e rosto
é todo um segredo:
se eu fosse menino
comigo brincava
sem medo, sem medo.

Maria Alberta Menéres, Conversas com Versos


Experiências de aprendizagem

A passagem de textos para o computador, eventualmente textos de livros da biblioteca, seleccionados pela ligação a determinado tema, podem ser passados para o computador, através da modalidade de ditado.
1. A tarefa será realizada por dois alunos: enquanto um dita, o outro digita o texto;
2. Ao longo da tarefa, os alunos que ditam irão assinalar ou tomar nota das palavras em que quem escrevia teve mais dificuldades;
3. No final, esses casos serão objecto de análise com o professor e de atenção específica por parte do aluno que teve a dificuldade.




quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje, dia 3 de Dezembro, a comemoramos na nossa escola o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A nossa turma e a turma 14, assistimos à abertura da Exposição dos nossos trabalhos sobre este tema, no Pavilhão da Inatel.

Na escola, neste dia, todos, até mesmo os nossos professores e auxiliares, podemos experienciar a privação do órgão do sentido “a visão”, sentindo as dificuldades que o cego enfrenta no quotidiano em tarefas tão simples como uma ida ao supermercado, escrever, jogar Goalboal e deslocarmo-nos com a bengala.

Foram utilizados principalmente os sentidos do tacto, olfacto, paladar e audição como auxiliares na identificação de objectos e como "guias" de orientação.

Desta forma, sentimo-nos agora mais preparados para trabalhar com os nossos amigos cegos e de baixa visão, e ajudando-os na sua integração na sociedade como Cidadãos Activos.

Aqui deixamos algumas fotografias que registamos durante toda a actividade.