segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Zbiriquidófilo

"O Zbiriguidófilo"

Contado pela Prof.ª Iracema

Era uma vez um menino que tinha um zbiriguidófilo em casa.
Foi um tio, que viajava muito, quem lhe trouxe um dia o zbiriguidófilo, das ilhas Sandwich na Polinésia, escondido numa lata de bolachas (pois, como sabem, é proibido trazer zbiriguidófilos de lá).
É claro que o menino ficou muito contente: mais ninguém tinha um zbiriguidófilo senão ele!
E, além disso, o zbiriguidófilo era lindo: tinha várias cores e, quando o punham ao sol, mudava as cores dumas para as outras (de maneira que ficava sempre com as mesmas, mas trocadas - não sei se estão a perceber: onde antes era amarelo, ficava verde, e onde era verde ficava amarelo...).

Que atentos estavam todos....

Após a história cada um desenhou o Zbiriguidófilo da sua imaginação.




Se ficaram curiosos, esta história pertence à obra "O Zbiriguidófilo e outras histórias", de Pitum Keil do Amaral, Edições ASA.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aula de Expressões Plásticas sobre Animais.
Que divertidos que eles estavam....

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010

Hoje, durante a manhã, realizamos diversas actividades relativas ao Carnaval: a Caça ao Tesouro (Panquecas), a Corrida das Panquecas, conclusão das máscaras,...
No período da tarde desfilamos pela freguesia, onde as pessoas puderam assistir a um espectáculo de alegria e muita folia!...
Divirtam-se muita nesta época Carnavalesca...

Que gosma!!

Competências:Actividade Experimental
Descritor de desempenho: Desenvolver a capacidade de prever, observar e concluir.
Experiência de Aprendizagem: Preparação da actividade experimental (material e procedimento). Registo dos resultados obtidos e conclusão.


Material:

- bacia
- corante alimentar
- colher de café
- colher de sopa
- água
- amido
- copo de medidas
- água

Procedimento:

1 - Coloca 6 colheres de amido dentro da bacia.
2 - Deita 100 ml de água dentro do copo de medidas.
3 - Coloca 1 colher de café de corante alimentar na água.
4 - Mexe a água e o corante.
5 - Deita esta agua sobre o amido.
6 - Mistura a água e o amido.
7 - Aperta a mistura com as mãos. Parece um sólido ou um líquido?
8 - Larga a mistura. E agora parece um sólido ou um líquido?

Resultados obtidos:

Quando se aperta parece um sólido seco.
Quando se larga a mistura parece um líquido grosso.

Conclusão:

Quando se mistura o amido e a água as partículas de amido vão ocupar os espaços vazios das partículas de água. Assim, quando apertamos a mistura as partículas de água e de amido ficam muito juntas e a mistura parece um sólido duro.
Quando largamos a mistura, as partículas de amido e de água voltam a afastar-se e a mistura parece um líquido grosso.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Elefante Zacarias

Competência específica - Leitura.
Descritores de desempenho - Mobilizar conhecimentos prévios; Fazer uma leitura que possibilite: confrontar as previsões feitas com o assunto do texto; detectar informação relevante; identificar o tema principal e aspectos acessórios; resumir textos.
Experiências de aprendizagem - Leitura pela professora de parte do conto “O Elefante Zacarias”, com recurso a estratégias específicas de "Antes" e "Durante a leitura"; Em pequenos grupos, resolução de e
xercícios específicos de processos básicos de compreensão; Apresentação do trabalho de grupo à turma, com análise/reflexão das resoluções, no final de cada exercício e após o tempo previamente determinado pela professora.
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O Elefante Zacarias

A Aninhas é uma ratinha branca muito diferente das outras, porque não quer ser amiga de outra ratinha como ela, mas de um elefante e só de um elefante.
- Porque não fazes como as tuas amigas? – perguntou a mãe de Aninhas, um pouco cansada das estranhas vontades da filha.
- Mamã, porque um elefante é muito mais bonito, muito mais querido e porque, acima de tudo, é muito simpático. Não é como estes ratos horrorosos do grupo do Bolo.
O Bolo era o chefe de um grupo de ratos brancos que metiam medo a toda a vizinhança. Eram tão mauzinhos que a Aninhas tinha vergonha de pertencer à família dos ratos.
Assim, ela estava mesmo decidida a fazer novos amigos.
- Sim, mas os elefantes têm medo dos ratos – disse-lhe a mãe.
“Talvez porque acreditam que todos os ratos são tão mauzinhos como os do grupo do Bolo”, pensou a Aninhas.
A Aninhas bem tentava ser amiga dos elefantes, mas não conseguia. Cada vez que se aproximava, eles fugiam a sete pés.
Mas um belo dia a Aninhas encontrou-se frente a frente com um deles, olhou-o bem nos olhos e ele nem sequer se mexeu.
- Não acredito que encontrei, por fim, um elefante que não tem medo de mim – disse ela beliscando a orelha para ter a certeza de que não estava a sonhar.
- E porque deveria ter medo de ti? – perguntou o elefante.
- Bem, porque todos os elefantes têm medo dos ratos! – respondeu a Aninhas.
- Ah! Por seres uma rata?
- Eu sou uma ratinha branca. Não se nota? – disse a Aninhas sacudindo os ombros.

in O Elefante Zacarias












































sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Experiência do Vulcão

Competências:Actividade Experimental
Descritor de desempenho: Desenvolver a capacidade de prever, observar e concluir.
Experiência de Aprendizagem: Preparação da actividade experimental (material e procedimento). Registo dos resultados obtidos e conclusão.

Material:

- copos
- vinagre
- bicarbonato de sódio
- detergente
-
corante alimentar vermelho
- colher
- cone
- bacia
- garrafa de plástico

Procedimento:



Resultados obtidos:

O líquido transbordou da garrafa e caiu na bacia

Conclusão:

O bicarbonato de sódio reagiu com o vinagre libertando um gás que se chama dióxido de carbono. Este gás fez transbordar a mistura da garrafa