segunda-feira, 22 de março de 2010

Os Animais

Competência específica: Leitura e escrita.
Descritor de desempenho: Ler pequenos textos de acordo com orientações Escrever diferentes textos mediantes proposta do professor (poesia: caligramas, acrósticos) previamente estabelecidas.
Experiências de aprendizagem: A partir da matéria explorada no âmbito da área de Estudo do Meio (características dos Animais): Em pequenos grupos, registar na ficha "Actividades de pré-textualização" as ideias ou informações para colocar no texto "Nomes de Animais", tendo por base a realização de pesquisas, conhecimentos já adquiridos, etc.Cada grupo inicialmente formado, pensa no que colocar no texto poético e a forma como pretende organizá-lo, utilizando a disposição das palavras, tipografadas ou caligrafadas, para procurar representar o conteúdo do poema, e, antes de começar a redigir, estabelece uma pequena "conversa" com a professora para a informar do que vai fazer.
Projecção da continuação do texto: a Prof.ª vai solicitando os diversos grupos a lerem para a turma a parte do texto já escrito; a partir daí, deverão apresentar aos colegas o que tencionam continuar a escrever até ao final do texto.




O Gatito
- Grupo C
Gosto de peixinho,
A
doro brincar com a bola.
Tenho um fato de pelinho,
Inteligente a apanhar ratinhos.
Tento ser amigo do maninho,
O
deio tomar banho.

Quem sou eu?

O Peixinho Nemo - Grupo A
Não, ele não é preguiçoso,
Ele é pequenino e magrinho.
Mas é muito guloso.
O Nemo anda sempre aos pulinhos.



A Águia - Grupo B

O Coelho Ferunfunfelho - Grupo D



sexta-feira, 19 de março de 2010

Semana Cultural

Realizou-se na nossa escola a Semana Cultural de 15 a 19 de Março. Iniciamos com a presença do escritor e ilustrador Pedro Seromenho, na apresentação da 5ª edição da obra "Nascente de Tinta"



Na 4ª feira contamos com a presença de dois elementos do Sporting Clube de Braga: Mossoró e Olberdam.




Finalizamos no dia 19 com uma exposição aberta a toda a comunidade. Neste dia também se comemorou o Dia do Pai, com a presença de muitos pais na escola. Os alunos tiveram a oportunidade de realizarem diversas actividades lúdicos.

E ainda puderam escutar o inigualável Professor e Contador de Histórias António Castanheira que nos transportou com a sua música para o país da fantasia.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Menina do Mar



A Menina do Mar


Era uma vez um rapazito que vivia numa casa branca nas dunas. Tinha sete janelas, uma porta, uma varanda verde e um jardim quase deserto.
Numa noite muito fria, o mar batia nas rochas, o menino pensava que o vento, a chuva e o mar estavam a combater. De manhã tudo tinha passado e o menino foi brincar para as poças de água. Às tantas ouviu uma gargalhada que parecia de ópera, uma segunda gargalhada que parecia tosse, uma terceira gargalhada que parecia do fundo do mar e uma última que parecia uma voz humana, mas mais pequena. O menino escondeu-se atrás duma rocha e viu uma menina, um peixe, um polvo e um caranguejo. A brincarem e a dançarem....
Querem saber mais?
Então vão ter de ler o conto da Sophia de Mello Breyner...
Boa leitura!!!!

segunda-feira, 1 de março de 2010

O Livro

Competência específica: Escrita.
Descritores de desempenho: Planificar textos de acordo com o objectivo; Redigir o texto: elaborar um texto informativo/expositivo sobre o Livro.
Experiências de aprendizagem: Desenvolver um Ciclo de Escrita.


Facilitação processual na planificação:


- Em pequenos grupos, registar na ficha "Actividades de pré-textualização" as ideias ou informações para colocar no texto "O QUE É UM LIVRO?", tendo por base a chuva de ideias, a realização de pesquisas, a memória do dia em que a contadora de histórias foi à escola, etc;

- Em grupo turma e com a colaboração da professora, agrupar por categorias os elementos listados anteriormente na ficha “Organização da Informação”;


Reflexão sobre a escrita na planificação:


- Cada grupo inicialmente formado pensa no que colocar no texto e da forma como se pretende organizá-lo e, antes de começar a redigir, estabelece uma pequena "conversa" com a professora para a informar do que vai fazer.


Textualização:


-Projecção da continuação do texto: a Prof.ª vai solicitando os diversos grupos a lerem para a turma a parte do texto já escrito; a partir daí, deverão apresentar aos colegas o que tencionam continuar a escrever até ao final do texto. (Nota: o processo de revisão será feito nas próximas aulas)


O LIVRO


Era uma vez um livro que morava na biblioteca. Adorava contar Contos de Encantar e sonhava em explorar o mundo.

Um dia, apareceu uma menina que queria um livro. E por coincidência escolheu este livro. Levou-o para casa com muito cuidado debaixo do braço.

Durante o caminho o livro ficou um bocado nervoso.

Quando chegou a casa, a menina começou a lê-lo, emocionada.

Tinha tantos livros na biblioteca, mas tinha acertado na escolha deste. Tinha dentro muitas histórias para contar, tinha magia.... parecia que conseguia falar!

A menina estava contente, pois conseguiu entrar no mundo dos sonhos, da fantasia e da "realidade"...

Daí em diante o livro viajou muito, pois os amigos da menina, os amigos dos amigos da menina, os amigos dos amigos dos amigos da menina... todos o quiseram ler.

Nunca mais ele esteve numa prateleira da biblioteca muito tempo parado.