sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Experiência - “Porque é que a Lua não cai?”

Competências:Actividade Experimental
Descritor de desempenho: Desenvolver a capacidade de prever, observar e concluir.
Experiência de Aprendizagem: Preparação da actividade experimental (material e procedimento). Registo dos resultados obtidos e conclusão.


TÍTULO: “Porque é que a Lua não cai?”

MATERIAL: feijões, copo de plástico e fio

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Primeira situação:
  • Pega num feijão na mão, levanta a mão e larga o feijão;
  • Verifica o que acontece.
Segunda situação:
  • Coloca o feijão sobre a mesa;
  • Verifica o que acontece.
Terceira situação:
  • Abre dois buracos na boca do copo e passa por eles um fio de modo a fazer uma asa. Deita uma mão cheia de feijões no copo e, agarrando na asa põe o copo a girar.
  • Verifica o que acontece aos feijões.

RESULTADOS OBTIDOS:
No primeiro caso o feijão cai para o chão. No segundo caso o feijão nem sequer se move, a não ser que o empurremos. No último caso os feijões não caem.
CONCLUSÕES:
O feijão que colocamos em cima da mesa fica parado. Para ele se movimentar temos de o empurrar, ou seja, aplicar sobre ele uma força. Ele vai mover-se na direcção em que o empurramos! Quando largamos o feijão do ar ele cai sem o empurrarmos, mas há, de facto, uma força que o puxa para o chão. A força da gravidade ou peso! Todos os corpos à superfície da Terra estão sujeitos a essa força. Quando pomos o copo com os feijões a girar, estes não caem. Da mesma forma que os feijões não caem, a Lua também não. Tal como o copo, a Lua não está parada, gira em volta da Terra. E demora 27 dias a dar uma volta completa.







Sem comentários:

Enviar um comentário