Experiências de aprendizagem: Desenvolver um Ciclo de Escrita.
Facilitação processual na planificação:
- Em pequenos grupos, registar na ficha "Actividades de pré-textualização" as ideias ou informações para colocar no texto "O QUE É UM LIVRO?", tendo por base a chuva de ideias, a realização de pesquisas, a memória do dia em que a contadora de histórias foi à escola, etc;
- Em grupo turma e com a colaboração da professora, agrupar por categorias os elementos listados anteriormente na ficha “Organização da Informação”;
Reflexão sobre a escrita na planificação:
- Cada grupo inicialmente formado pensa no que colocar no texto e da forma como se pretende organizá-lo e, antes de começar a redigir, estabelece uma pequena "conversa" com a professora para a informar do que vai fazer.
Textualização:
-Projecção da continuação do texto: a Prof.ª vai solicitando os diversos grupos a lerem para a turma a parte do texto já escrito; a partir daí, deverão apresentar aos colegas o que tencionam continuar a escrever até ao final do texto. (Nota: o processo de revisão será feito nas próximas aulas)
O LIVRO
Era uma vez um livro que morava na biblioteca. Adorava contar Contos de Encantar e sonhava em explorar o mundo.
Um dia, apareceu uma menina que queria um livro. E por coincidência escolheu este livro. Levou-o para casa com muito cuidado debaixo do braço.
Durante o caminho o livro ficou um bocado nervoso.
Quando chegou a casa, a menina começou a lê-lo, emocionada.
Tinha tantos livros na biblioteca, mas tinha acertado na escolha deste. Tinha dentro muitas histórias para contar, tinha magia.... parecia que conseguia falar!
A menina estava contente, pois conseguiu entrar no mundo dos sonhos, da fantasia e da "realidade"...
Daí em diante o livro viajou muito, pois os amigos da menina, os amigos dos amigos da menina, os amigos dos amigos dos amigos da menina... todos o quiseram ler.
Nunca mais ele esteve numa prateleira da biblioteca muito tempo parado.
Sem comentários:
Enviar um comentário