segunda-feira, 22 de março de 2010

Os Animais

Competência específica: Leitura e escrita.
Descritor de desempenho: Ler pequenos textos de acordo com orientações Escrever diferentes textos mediantes proposta do professor (poesia: caligramas, acrósticos) previamente estabelecidas.
Experiências de aprendizagem: A partir da matéria explorada no âmbito da área de Estudo do Meio (características dos Animais): Em pequenos grupos, registar na ficha "Actividades de pré-textualização" as ideias ou informações para colocar no texto "Nomes de Animais", tendo por base a realização de pesquisas, conhecimentos já adquiridos, etc.Cada grupo inicialmente formado, pensa no que colocar no texto poético e a forma como pretende organizá-lo, utilizando a disposição das palavras, tipografadas ou caligrafadas, para procurar representar o conteúdo do poema, e, antes de começar a redigir, estabelece uma pequena "conversa" com a professora para a informar do que vai fazer.
Projecção da continuação do texto: a Prof.ª vai solicitando os diversos grupos a lerem para a turma a parte do texto já escrito; a partir daí, deverão apresentar aos colegas o que tencionam continuar a escrever até ao final do texto.




O Gatito
- Grupo C
Gosto de peixinho,
A
doro brincar com a bola.
Tenho um fato de pelinho,
Inteligente a apanhar ratinhos.
Tento ser amigo do maninho,
O
deio tomar banho.

Quem sou eu?

O Peixinho Nemo - Grupo A
Não, ele não é preguiçoso,
Ele é pequenino e magrinho.
Mas é muito guloso.
O Nemo anda sempre aos pulinhos.



A Águia - Grupo B

O Coelho Ferunfunfelho - Grupo D



Sem comentários:

Enviar um comentário