segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aprender a escutar

Competências: Conhecimento Explícito da Língua
Descritor de desempenho: Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita.
Experiência de aprendizagem: Para motivar os alunos e despertar a sua atenção para a gramaticalidade/ correcção das frases, o professor passa uma gravação de um colega a contar uma história com problemas de correcção frásica. A actividade consiste em pedir às crianças que ouçam com atenção e identifiquem as frases com problemas de correcção. A finalidade é a de ajudar o colega a construir as frases correctamente para assim poder ser entendido… As crianças devem dizer a frase correctamente… Escrita das frases correctamente no quadro e no caderno diário. No final da aula faz-se uma gravação da versão correcta.


Os poderes da Fada Miriam – versão do Miguel (gravação)


Era uma vez um réu que ‘stava muito triste, porque ninguém gostava que de ‘star lá.

O o mundo ‘tava todo ‘tragado, feio, tudo que eles diziam!

E então hum mandou todas as fadas p’ra cumprirem uma missão.

Entre dez dias fazerem em cada uma delas em cada um deles fazer meia parte do da missão.

Então era era uma lá foi uma fada que tinha acabado de hum receber hum, não sei bem como é que se chama. E então hum tava disse assim:

- ‘Stou tou pronto p’ra fazer a minha missão vou transformar uma pobre cabana num castelo num palácio.

E e então lá foi ela.

Começaram todas ‘s fadas a fazer

Então e ela chegou lá a um sítio e tinha lá ‘tava lá toda cheia de pedras tudo feio a cabana toda partida. Então a fada Miriam lá quisela começar o seu trabalho. A seguir d’a seguir lá começou ela a a a deixa-me cá ver qual é a fórmula mágica.

E ela:

- Acrazimbumbum, ah não é esta. Acrazimbumbumbumbum, ai não é esta. Acrazimbumbumbumcrazibumcrazimbumbumbumbumbum. Ah! É esta já percebi.

Então lá foi ela em em cada cada em em levou em carrinho de choque em cada carrinho de mão levava uma coisa cheia de pedras.

Nesse dia lá foi ela em cada dia levava uma uma carrada chei cheia de pedras.

Até qu’um dia tava toda a a a a tava toda cansada e começou a dormir.

E dei e lá deixou ela co carrinho d’ mão se fosse. E a seguir o quando ela acordou lá tava o palácio todo bonito tinha uma umas pedras a fazer uma barragem e lá estavam as flores tinham nascido e muitos animais lá ‘stavam hum.

A seguir no dia seguinte tava a chegar ao décimo dia e a fada Miriam lá foi ela.

E o rei e o rei assim hum a hum:

- Então como conseguiram.

E a fada Miriam sim conseguiu.

E a e o rei então diz-me lá hum qual foi o o o a coisa mágica que tu usaste?

- Acrazibumcrazibucrazibubumcrazibum ai crzzibubumbumbum.

- Que fórmula mágica é’ssa a a a a perguntou o rei.

-Acrazibumcrazibucrazibubumcrazibum ai crazibubumbumbum não ‘stá no meu livro de fórmulas mágicas quer dizer que fizeste com esforço. Parabéns.



Os poderes da Fada Miriam – versão correcta

Sons e Palavras.mp...


Sem comentários:

Enviar um comentário