terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Implantação da República

Competências: Leitura; Escrita.
Descritor de desempenho: Desenvolver o gosto pela literacia digital.
Experiência de aprendizagem: Escrever um texto colectivo no computador pessoal e no blogue. Explorar outros recursos existentes no blogue.
.
No dia 5 de Outubro foi feriado porque se comemorou os 99 anos da Implantação da República. Foi com a revolução de 5 de Outubro de 1910 que, em Portugal, acabou a Monarquia e se proclamou a República. Na Monarquia era o rei quem governava e, nem sempre o rei era bom e justo.
O povo estava descontente, revoltou-se e acabou com a Monarquia. O último rei foi D. Manuel II que teve que fugir para Inglaterra. A partir dessa data, Portugal passou a ser uma república, governada pelo Presidente da República. Com a Implantação da República, a bandeira nacional mudou de cores: deixou de ser azul e branca e passou a ser verde e vermelha com a esfera amarela. Na sexta-feira, na nossa Escola, festejamos o dia 5 de Outubro: hasteámos a bandeira, cantamos o hino nacional e fizemos uma bandeira colectiva com muitos balões verdes, amarelos e vermelhos.

1 comentário:

  1. Muito bonito o vosso trabalho. Parabéns!
    Na continuidade do vosso trabalho, vou fazer-vos um desafio:
    Perguntem aos vossos avós se conhecem factos (coisas) que acontecerem a seguir à Implantação da República ou que os pais deles (vossos bisavós) contaram ou ouviram contar. Registem, ou peçam aos vossos pais que o façam, essas “histórias” aqui neste espaço reservado aos comentários.

    ResponderEliminar